Tuesday, June 12, 2007

“Dragoa virgem tem filhotes”

Flora, um dragão de Comodo fêmea que nunca se acasalou ou mesmo conviveu com um macho, tornou-se mãe e pai de cinco filhotes, nesta semana, afirmaram cientistas britânicos na quarta-feira (24).
Os pesquisadores anunciaram em dezembro, na revista Nature, que Flora havia fertilizado seus ovos sozinha, sem a contribuição de qualquer macho, em um processo conhecido como partenogênese ou "nascimento virgem".
"Quando o primeiro dos bebês saiu do ovo, não sabíamos se deveríamos dar uma xícara de chá para Flora ou dividir com ela um charuto", afirmou Kevin Buley, curador do zoológico Chester Zoo, na Inglaterra, onde vivem o animal e sua cria. Flora e seus filhotes passam bem.



Esta e outras notícias (a maior parte dos links são imperdíveis) fazem a secção de biologia do portal de notícias da Globo. À beira disto, a nossa Ciência Hoje parece bastante mais insossa...

Não sabia era que as partenogenéticas eram mães e pais ao mesmo tempo. Mas, sendo assim, acho que a Flora merece tanto a xícara de chá como o charuto!

2 comments:

[-_-] said...

os bichos vem com meio ano de atraso! toda a gente sabe que filho de virgem nasce na noite de 24 de dezembro, nao e' vpcd?

váparaforacádentro said...

ó pá, ainda não consegui confirmar isso com os meus progenitores. é um assunto delicado! mas a minha mãe diz que eu sou um milagre ;)