Friday, June 15, 2007

Mitose: Qual é a etapa mais curta?

Boas!

Peço perdão por usar este digníssimo blog para fins tão pessoais, mas é a sapiência dos seus inúmeros frequentadores que me obriga a isso.
Pronto, nem todos. Mas alguns.
Sinceramente, espero que o álcool não tenha queimado os neurónios que vos restavam quando abandonastes Portugal... ;)

Questão:
Preciso de saber se é possível atribuir o pomposo título de "etapa mais curta" a alguma etapa da mitose ou se a duração de cada etapa é tão variável que não dá para o usar.

Saudações cheias de saudades,
dáni

6 comments:

daniel said...

Um colega meu prof disse-me que era a Metafase.
Confere?

Confras said...

Dani,

Eu não sei... O nosso emigra que será talvez mais próximo de ciclo celular, o musa está de fim de semana...
Fiz umas pesquisas e não sei o que te diga: aqui diz que é a anafase. Aqui também.
Aqui diz que é a metafase. Assim como aqui e aqui .
Se quiseres palpite, talvez vote também na metafase: a anafase parece-me coisa para demorar mais tempo...

PS: Se quiseres ver mais links, a pesquisa que eu fiz foi mitosis shortest phase, mas, pela amostra dos cinco primeiro hits, parece-me que não está tudo de acordo.

daniel said...

obrigado, Confras!
Da pesquisa q fiz, tb percebi q não há consenso...
Provavelmente não dá para dizer isso, pq deve ser mt variável (espécie, ciclo de vida, condições do lab, etc)...

Mas mt obrigado, companheira!

bjs

musaranho said...

Eu diria que a metafase é um momento, apenas. Acontece somente quando os cromossomas estao perfeitamente alinhados e o fuso dos dois polos se liga aos centromeros. Antes desse breve momento é a prometafase e logo que haja tensao para os dois polos é anafase.

Algumas pessoas consideram que ha um checkpoint na metafase, em que ha uma espera para que ocorram as condiçoes de prosseguir o ciclo (o tal alinhamento e correcta ligaçao do spindle).

No entanto esse checkpoint é mais correctamente chamado spindle checkpoint e deve ser considerado, penso eu, como ocorrendo na transição de prometafase para metafase.


Concluindo: o meu voto de fase mais curta vai pa metafase, tal como aqui dos meus coleguinhas...

Porem acho que so qdo se conseguir medir facilmente niveis de proteinas que regulam a mitose (como por exemplo as ciclinas) ao mesmo tempo que se consegue localizar outras (como por exemplo as proteinas centromericas envolvidas no spindle do checkpoint) em celulas individuais é que se vai conseguir aperfeiçoar os limites com mais objectividade e dizer qdo começa e acaba cada fase...

Ate que isso ocorra vai sempre haver um grau de subjectividade e a definição será sempre conceptual.

Confras said...

Quem fala assim...

daniel said...

estou rendido!

e vai um salva de palmas para o mus, ou melhor, SR. MUS.

ah, e um bj.