Wednesday, October 17, 2007

PAGAR PARA TRABALHAR, ou MAS QUE PROFISSAO DE TOTÓS É ESTA?

Caros colegas,

Venho por este meio fazer-vos uma espécie de sondaige sobre um tema que me tem posto a magicar ultimamente. O que acham do facto de os autores, revisores e editores de artigos científicos trabalharem grátis para revistas que ficam com os direitos de autor e lucram com vendas e publicidade? E das revistas open-access, em que sao os autores que têm que pagar (e nao é pouco) para publicar os seus próprios artigos? Nao sei, mas acho que as pessoas normais vendem o seu trabalho, nao compram que outras pessoas o possam utilizar... Nao digo necessariamente que devêssemos ser pagos pelos artigos científicos (esse tema é ainda mais bicudo e precisava de pensar melhor), mas entao porque é que as revistas científicas se vendem tao caras? E como sobrevivem as revistas de divulgaçao, com circulaçao pouco mais que nacional e pagando a toda a gente?

Esperando nao ter dito nenhuma heresia, aguardo as vossas respostas.

5 comments:

Confras said...

Esquivando-me descaradamente de te dar uma resposta às tuas perguntas, digo-te que caíste no terrível erro de comparar isto a uma profissão de "pessoas normais". Nem é bom tentar. Tem coisas melhores, tem outras mais estranhas, mas enfim, dá-nos um gozo bestial e não trocávamos isto por nada, certo?
Ou não.

já bai said...

Tiene usted razón, mas o facto de, por gostarmos disto, estarmos dispostos a sujeitar-nos a muitas coisas a que gente normal nao se sujeita, nao implica que nos tenhamos que arrastar ao ponto de pagarmos a outras pessoas pelos direitos de autor dos nossos próprios trabalhos... nao?

[-_-] said...

eu que ainda nao publiquei tenho uma pergunta muito mais basica:
nos temos de pagar para publicar numa revista open-access? pensei que isso era so para ter figuras a cores e, que quando a revista nao tem edicao de papel nem era preciso pagar. alguem com mais experiencia nao se importa de explicar?

quanto a revisao tambem me parece que deveria haver algum tipo de beneficio, nao necessariamente em dinheiro porque nao me parece que ter uma revista cientifica seja um grande negocio, mas uma lista publicada dos revisores anonimos nao era mau. pelo menos era alguma coisa que se poderia por no CV. porque e fixe rever papers, mas da um trabalhao do caracas!

já bai said...

Pois também eu pensava que as open-access eram grátis, mas noutro dia ia mandar um artigo à BMC Genetics e sabes quanto custava? 1235 oiros!! (Mas as figuras a cores, lá isso, eram grátis). O que se passa é que, para que ninguém precise de pagar para adquirir o artigo, temos que ser nós a pagar para ele estar disponível. Ou seja, nas revistas de papel, tu cedes os direitos de autor à revista, que lucra com a venda dos artigos; nas open-access, pior ainda, tu compras à revista os teus próprios direitos de autor!! Pelo menos, é assim que eu interpreto isto. Juntando a isto que os revisores e editores também nao sao pagos pelo seu árduo trabalho, para onde vai a dinheirama das vendas? Nao é assim tao pouca, esta gente vende assinaturas para instituiçoes em todo o mundo, mais os pdfs individuais.

Confras said...

Carinha,
Acho que depende da revista. Há algumas em que tens que pagar, seja a cores ou não. Há outras que não pagas nada, seja a cores ou não. Há outras que só pagas se forem pics a cores.
Já bai,
Creio que o guito deve ir para pagar à malta que trabalha para as revistas. Não aos revisores, claro, que isso é à borla, mas tem que haver malta paga no meio do processo.
Se isto é tudo uma grande conspiração de magnatas para explorar cientistas, temos que convir que é um sistema brilhante!